SEIR participa de seminário em quilombo de Bequimão

9/06/2022

A Secretaria de Igualdade Racial (SEIR) participou nesta quinta-feira (09) de um seminário promovido pelo Movimento de Comunidades Quilombolas da cidade de Bequimão (MOQBEQ) na comunidade quilombola de Ramal do Quindiua.

O encontro contou com a participação de quilombolas do setor Ramal: Ramal do Quindiua, Mafra e Santa Rita que debateram políticas públicas para as comunidades quilombolas que ficam entorno da ponte sobre o Rio Pericumã/MA 211.

Participaram do seminário, o Secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro; Coordenador do Programa Maranhão Quilombola (PMQ), Mauro Marques; representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Direitos Humanos e Participação Popular, Infraestrutura e da Prefeitura Municipal de Bequimão.

Durante as atividades foram debatidas vários encaminhamentos apresentadas pelas comunidades quilombolas, e temas relacionados a Política Estadual de Promoção da Igualdade Racial, conforme destacou o Secretário Gerson Pinheiro:

“Um dos principais pontos que abordamos nesse encontro foi a questão da regularização fundiária, que já se encontra em andamento para que as famílias recebam seu tão sonhado título de terra. Além disso, falamos sobre a questão da inclusão das comunidades no Selo Quilombos do Maranhão, e do processo de certificação e de mapeamento de casas, tendas e terreiros de matriz africana”, destacou