SEIR emite nota de pesar pelo falecimento de membro do Conselho Estadual da Política de Igualdade Étnico-Racial do Maranhão
Cláudio Bezerra era servidor público federal aposentado, sindicalista e militante social, tendo contribuído com a fundação da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) no estado
NOTA DE PESAR
Cláudio Bezerra
07/07/1958 – 05/06/2023
A Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR) externa pesar pela morte do servidor público federal aposentado, sindicalista e militante social Cláudio de Sousa Bezerra, na manhã desta segunda-feira (5/6), aos 64 anos de idade.
Negro, Cláudio Bezerra nunca esqueceu sua afrodescendência. Fundador e presidente por três vezes do SINTEMA (Sindicato dos Técnicos-administrativos da UFMA), levou para a entidade a luta por igualdade racial e contra o racismo, como quando foi realizado em 1995, o seminário “Globalização e a cor da Exclusão” e o “I Encontro Nacional de Técnico-administrativos Negros e Militantes Antirracistas”.
Foi um dos fundadores da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro) no Maranhão, mantendo-se militante até o fim da vida.
Atualmente, era membro do Conselho Estadual da Política de Igualdade Étnico-Racial do Maranhão (CEIRMA). Integrava a direção do PCdoB, da CTB e do SINTEMA.
Neste momento de dor, a SEIR se solidariza com os familiares, amigos e companheiros de luta de Cláudio Bezerra.
Gerson Pinheiro
Secretário