Fórum em Parnarama debateu Políticas Públicas Culturais com Povos de Terreiros, Quilombolas e Detentores de Manifestações Afro-maranhenses
A palestra e oficina de elaboração de portfólio artístico-cultural foram ministrados pela coordenadora do PVC) da SEIR-MA, Elaine Dutra
Foi realizado no dia 20 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Câmara de Vereadores de Parnarama, o 1º Fórum Municipal de Políticas Públicas Culturais com Povos de Terreiros, Quilombolas e Detentores de Manifestações Culturais Afro-maranhenses. A parte matutina foi dedicada à abertura oficial e a uma palestra. Já a vespertina, à oficina de capacitação.
A realização foi da Prefeitura Municipal e conta com o apoio do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR-MA). O Fórum faz parte das atividades do Programa Estadual de Valorização da Resistência Cultura Negra (PVC).
Estiveram presentes o vice-prefeito de Parnarama, Gilson Moura, o representante do Ministério Público, promotor Carlos Pinto de Almeida Junior, secretários de Cultura, Assistência Social e a coordenadora de Promoção de Igualdade Racial, Viviane Probo, vereadores, pais e mães de santo, representantes de comunidades quilombolas, representantes de tambor de crioula e artesanato.
O objetivo do Fórum foi apresentar conhecimentos relacionados aos direitos culturais, à tridimensionalidade da Cultura e capacitar o público-alvo para acessar recursos públicos destinados por meio de editais, chamadas públicas e prêmios.
Representando o prefeito Raimundo Silva, o vice Gilson Moura saudou os presentes e disse que “o Fórum é importante e vai entrar para a história de Parnarama”. Concluiu dizendo que “a Prefeitura municipal vai dar todo apoio às propostas aprovadas no evento”.
A coordenadora de Promoção de Igualdade Racial, Viviane Probo, avaliou como momento único a realização do evento, pois está contribuindo para estabelecer políticas públicas que deem visibilidade para as questões raciais do povo negro. Ela fez dois anúncios. Que a vai pleitear do governo do Estado, a implantação no município do ADRQ (Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola), que atende jovens até 25 anos com bolsas de R$ 400. E que o município vai estabelecer um “programa para explicar nas escolas o que são cultura e religiões de matriz africana, para vamos aprendermos a respeitá-las”.
Na abertura oficial, a representante da SEIR-MA, Elaine Dutra disse que estava ali para “conversar sobre direitos culturais, liberdade religiosa e também sobre as políticas do governo Carlos Brandão para as questões raciais e de povos tradicionais, executadas por meio do Secretaria de Igualdade Racial, comandada pelo secretário Gerson Pinheiro”. Ela aproveitou para falar sobre os quatro programas executados pela Secretaria: Fortalecimento Institucional, Maranhão Quilombola, Programa de Matriz Africana e o de Fortalecimento da Resistência Negra, este último envolvendo educação, patrimônio e fomento cultural, além de capacitação para o estímulo do sentimento de pertencimento às manifestações culturais, modo de vida, saber e fazer.
A palestra e oficina de elaboração de portfólio artístico-cultural foram ministrados pela Especialista em Cultura e Educação, Elaine Dutra (coordenadora do PVC).
Com a temática o Acesso às Políticas Culturais destinadas a Comunidades (Quilombos/Povos Tradicionais de Terreiro) e Manifestações Culturais Afro-maranhenses, a palestra trouxe todo o arcabouço legislativo referentes a direitos, fomento, difusão cultural e preservação de manifestação culturais e modos de vida.
A Oficina de Elaboração de Portfólio Artístico-Cultural realizou capacitação, que possibilitará a todos organizar as atividades realizadas em seus grupos culturais, comunidades, aquisição de certificado de mérito municipal, estadual e participação em certames.
SAIBA MAIS
Emancipado politicamente em 1949, o município de Parnarama fica a aproximadamente 487 quilômetros da capital. Segundo o IBGE, tem área territorial de 3.245 km² quilômetros quadrados e população de 31.250 pessoas (Censo 2022).