Estudante quilombola do município de Mirinzal apresenta Carta sobre Educação a ministros e à ativista Malala

Documento lido por Débora Fernanda foi elaborado por 39 meninas e 11 meninos, de 21 estados e apela à oferta de Educação de qualidade que "não limite os nossos sonhos"

Acessar fotos Acessar vídeos
2/06/2023

Alunas da Escola Nacional de Formação de Meninas Quilombolas, projeto da Coordenação  Nacional de Quilombos (CONAQ), tiveram um encontro com Malala, nesta semana em Olinda,  Pernambuco. A ativista conhecida mundialmente reuniu-se com meninas que integram projetos  que compõem a Rede Malala no Brasil. As jovens da Escola Nacional participaram do encontro  e puderam conversar com Malala sobre as dificuldades para estudar dentro das comunidades  quilombolas e da necessidade de combater a precariedade e a negligência à educação escolar  quilombola.

Durante o encontro, Malala ouviu relatos das estudantes. Na roda de conversa, as cinco  meninas que representaram as 39 alunas da Escola Nacional, falaram sobre as dificuldades  para estudar, denunciaram situações vividas e expuseram as falhas do Estado brasileiro.  Elas disseram que os problemas precisam ser resolvidos com urgência pelas secretarias  estaduais, municipais e federais e entregaram à Malala uma carta expondo a educação que é oferecida e a educação que elas gostariam de ter.