Em audiência na Câmara, SEIR oferece apoio para a capital ter órgão de política da Igualdade Racial

Secretário Gerson Pinheiro, da Igualdade Racial do Estado, lamenta que São Luís ainda não tenha institucionalizado secretaria específica para a questão

Acessar fotos
12/05/2023

Gerson Pinheiro defendeu a criação de secretaria municipal da Igualdade Racial

Representando o governador Carlos Brandão e a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), o secretário Gerson Pinheiro atendeu ao convite da Câmara de Vereadores de São Luís e compareceu, dia 11/5, à audiência pública que debateu a Política de Promoção da Igualdade Racial no Município de São Luís. O requerimento, de autoria da vereadora Silvana Noely (Mais Brasil), foi aprovado em fevereiro.

A vereadora justificou o requerimento argumentando que a população negra está mais presente nas faixas de pobreza e extrema pobreza do Brasil, justamente por conta da ausência de oportunidades, dificuldade de acesso às políticas públicas, racismo estrutural e institucional da sociedade. 

O secretário Gerson Pinheiro destacou que São Luís tem o maior quilombo urbano da América Latina, formado pelas áreas dos bairros Liberdade, Diamante, Fé em Deus e Camboa, e certificado pela Fundação Cultural Palmares. Ele relembrou que São Luís tem centenas de manifestações culturais oriundas da cultura de matriz africana, como bumba-meu-boi, tambor de crioula, dança do cacuriá, entre muitos. E que a religiosidade de Matriz Africana tem forte presença no município com dezenas de terreiros e casas de culto, muitas sofrendo ataques de intolerância religiosa. 

Com a proximidade do Dia das Mães, Gerson Pinheiro trouxe a saudação do governador Carlos Brandão “a todas as mães, especialmente, às mulheres negras que tem maior sofrimento para criar filhos e filhas”. Também fez questão de destacar que 13 de Maio não é dia para festejar reis e rainhas brancas, mas de homenagear os negros e as negras que deram o sangue e a vida pela libertação dos escravos.

O secretário Gerson Pinheiro aproveitou para lamentar e questionar a ausência de um órgão do Poder Executivo municipal para elaborar e executar a política de Igualdade Racial em São Luís. “É incompreensível que a capital do Maranhão, com a composição étnica, cultural e religiosa com forte presença do povo negro, não tenha uma secretaria municipal voltada para tratar da política de Igualdade Racial, começando pela superação do racismo estrutural”, argumentou o secretário.

Então, Gerson Pinheiro colocou à disposição da Câmara Municipal e da cidade de São Luís a equipe da SEIR para colaborar na institucionalização dessa política. “Além de políticas de reparação dessa dívida histórica com o povo negro, que já executamos na capital, estamos dispostos a compartilhar a experiência acumulada pela SEIR”, concluiu Gerson. 

Responsável pela coordenação do Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR), a Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR) tem vários programas que tratam de questões de religiosidade, cultura, saúde e certificações dos territórios quilombolas.

……………………………………..

Texto: Ascom_SEIR
Fotos: Luiz Henrique e Cristina