Unicef realiza oficina para técnicos/as da SEIR

Na tarde do dia 04/02, no Auditório do Convento das Mercês, Técnicos/as da SEIR participaram de Oficina sobre a Metodologia de Planejamento da Semana do Bebê Quilombola implementada por prefeituras municipais do estado e organizações quilombolas, com apoio e parceria do UNICEF e a Fundação Josué Montelo. O referido evento marca a retomada da SEIR na parceria com os dois órgãos para a realização da Semana do Bebe Quilombola.

Além dos/as técnicos/as da SEIR, participaram da oficina Socorro Guterres, Secretária Adjunta; Ofélia Silva, Coordenadora do UNICEF/MA e Claudet Ribeiro, Consultora do Unicef.

Socorro Guterres destacou a importância da parceria com o Unicef, que contribui efetivamente na promoção de políticas públicas para a população negra em vários estados: “Esse trabalho desenvolvido pelos/as gestores/as públicos visa um resultado final na perspectiva de possibilitar que as crianças e os adolescentes de comunidades rurais quilombolas tenham seus direitos garantidos”, afirmou.

Claudett Ribeiro ressaltou o valor dos resultados produzidos nas 08 (oito) edições anteriores da Semana e externou grande satisfação pela SEIR retomar a parceria na sua realização e no objetivo de disseminar a metodologia para outros municípios.

Ofélia Silva agradeceu o convite para o diálogo que possibilitou a sincronicidade de metas e objetivos para a realização de um trabalho conjunto. “Existe uma intenção de ampliar esta metodologia, que é focada em proporcionar ações sistemáticas de politicas públicas para a primeira infância, no caso especifico de comunidades quilombolas. O Maranhão é o único lugar no país onde acontece algo parecido com isso”, referindo-se a Semana do Bebe Quilombola.

Semana do Bebê Quilombola

Evento pioneiro no Brasil, realizado desde 2013 no município de Bequimão/MA, é uma importante estratégia de mobilização social com vistas a contribuir para proteção, cuidados e o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, conhecido como primeira infância. Além desse olhar para a população infantil, também são beneficiados os pais, cuidadores e demais moradores das comunidades  quilombos.

Email: secigualdaderacial.ma@gmail.com

Horário de Atendimento/funcionamento: 9h às 12h e das 13h às 18h.

Assessoria de Comunicação (Mateus Costa)

(98) 98171-7352 (Whats) e (98) 99173-6194

Email: ascom.seir.ma@gmail.com

Click to open a larger map