18/11 16:35

Semana da Consciência Negra inicia com exposição etnográfica de terreiros e quilombos do Maranhão

A Semana da Consciência Negra no Maranhão será marcada com grandes avanços políticos para a população maranhense, especialmente para os 76,2% declarada preta ou parda, segundo o IBGE.

Abrindo as ações da semana, acontece hoje, segunda-feira, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, a Exposição Terreiros e Quilombos, que mostra aspectos históricos e etnográficos da cultura e arte africana e afro-brasileira. Serão expostos indumentárias e objetos sagrados dos cultos da religião de matriz africana cedidos por terreiros de São Luis.

Para o curador da exposição, Sebastião Cardoso, o objetivo da mostra é combater o racismo. “É preciso conhecer a história e a cultura do povo negro para descobrir o significado das riquezas trazidas de África. Aqui temos bengalas de Vodum, manta de Tobossi, indumentária de Vodunsi e a presença de babalorixás e yalorixás, fortalecendo nossa luta e o combate ao racismo”.

No mesmo espaço serão expostos produtos da agricultura familiar oriundos dos quilombos e certificados com o Selo Quilombos do Maranhão, um selo garantidor da origem social e territorial de produtos agrícolas e não-agrícolas das comunidades quilombolas do Estado.

Em ato político que ocorre no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na quarta-feira, dia 20, as 17 horas, serão feitas entregas de políticas públicas e benefícios pelo Governo Estadual. “Teremos um ato marcado por avanços e conquistas para o povo negro do Maranhão com garantias de direitos historicamente negados e que agora o Governo do Estado faz justiça a esta parcela da população”, garante o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

New title

  • Youtube

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget
Links Úteis
Localização

localização

Secretaria de Estado da Igualdade Racial

Click to open larger map

Rua Djalma Dutra, 121, Centro - São Luis - MA