SEIR e Prefeitura de Itapecuru-Mirim firmam parceria para melhoria das estradas vicinais de acesso às comunidades quilombolas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial – SEIR assinou, na última segunda-feira, 17/05, protocolo de parceria com a Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim para a cessão da motoniveladora (patrol) do PMQ, com a finalidade exclusiva de realizar melhorias e reparos em estradas vicinais dos quilombos do município.

Participaram da solenidade o Secretário de Estado da Igualdade Racial – SEIR, Gerson Pinheiro, o Prefeito de Itapecuru-Mirim, Benedito Coroba, o Coordenador do Programa Maranhão Quilombola, Mauro Andrade Marques (SEIR), o Secretário Municipal de Igualdade racial, Joel Marques e o Presidente da Uniquita, o quilombola Elias Belfort.

Segundo o Secretário Gerson Pinheiro, esta é uma das ações do Programa Maranhão Quilombola – PMQ, do eixo de infraestrutura que visa à melhoria do acesso das comunidades quilombolas às rodovias (MA e BR) e a sede dos municípios, facilitando entre outros benefícios, o escoamento da produção e o deslocamento dos comunitários em busca de outros serviços públicos essenciais. Ressaltou ainda, que a ação se integra as outras ações do PMQ, que já vem sendo desenvolvidas, a exemplo dos kits de irrigação para a inclusão produtiva e de facilitar o acesso das equipes de saúde integral da população negra as comunidades. “Melhorar as estradas, é melhorar a integração e facilitar a unidade de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado para garantir melhores condições de vida e autonomia das comunidades rurais quilombolas”, afirmou.

O Prefeito Benedito Coroba, agradeceu o apoio do Governador e da SEIR pela grande contribuição para as comunidades quilombolas do município de Itapecuru-Mirim. “É um contribuição muito importante, porque estamos no período chuvoso e as estradas estão muito deterioradas o que vai possibilitar o escoamento da produção nos quilombos”.

Segundo a liderança quilombola Helen Jacqueline, a motoniveladora vai contribuir muito para a agricultura familiar nos quilombos, pois muitos já produzem para a alimentação escolar. “Em parceria com a gestão municipal da igualdade racial, vamos fazer um cronograma para beneficiar todas as comunidades quilombolas do município”.

Para o Coordenador do PMQ, Mauro Marques, a motoniveladora terá uma função resolver um dos principais problemas das comunidades quilombolas, que é o acesso. “Este trabalho vai contribuir para retirar estas comunidades do isolamento depois de um longo período de chuvas. As estradas precisam de manutenção regular e a motoniveladora chega num momento muito importante e necessário”.

Elias Belfort, também agradeceu em nome de todas as comunidades quilombolas do município ao Governo do Estado, através SEIR por esta excelente parceria. Apontou que as estradas de acesso às comunidades quilombolas do município estão intrafegáveis. “Para os quilombolas de Itapecuru-Mirim é um presente que recebemos com grande alegria”.

Itapecuru-Mirim é o terceiro município beneficiado com melhorias e reparos em estradas vicinais de acesso as comunidades quilombolas. A motoniveladora esteve antes nos municípios de Serrano de Maranhão e de Cururupu, com cerca de 130 km e 90 km, respectivamente, de estradas vicinais recuperadas, beneficiando 23 comunidades rurais quilombolas, facilitando o tráfego de pessoas e automóveis e contribuindo para o escoamento da produção destes quilombos.

De acordo com Gerson Pinheiro, a motoniveladora através do termo de cessão de uso passa cerca de 03 (três) meses no município, depois é deslocadas para outros municípios das Rotas Quilombolas.

Horário de Atendimento/funcionamento: 13h às 18h.

*************************************************

Assessoria de Comunicação (João Paulo)

ascom.seir.ma@gmail.com