Rotas Quilombolas ganham motoniveladora para melhoria de estradas de acesso aos quilombos

Em ato público ocorrido no Palácio dos Leões na manhã desta sexta-feira, 14, o Governo do Maranhão entregou seis máquinas motoniveladoras a prefeitos de cinco municípios maranhenses e à Secretaria de Estado da Igualdade Racial, para fazerem melhoramentos nas estradas vicinais e facilitar o escoamento da produção.

O governador Flávio Dino entregou para os prefeitos de Santa Luzia (Mearim), Lajeado Novo, Governador Edson Lobão, Capinzal do Norte, Feira Nova do Maranhão e para o secretário de igualdade racial, Gerson Pinheiro, as chaves dos equipamentos, diante de um público composto pelos deputados federais André Fufuca e Márcio Jerry e por secretários de estado, prefeitos, além de lideranças políticas e comunitárias de quilombos. “Essas máquinas vão ajudar os municípios nestes dias tão duros e difíceis de muitas chuvas”, disse o governador.

O investimento é superior a R$ 3,5 milhões e faz parte das ações do Programa Caminhos da Produção, que é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura, e servirá para melhorar as estradas rurais e torná-las trafegáveis, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias. Desde 2017, o Programa Caminhos da Produção já beneficiou mais de 127 cidades.
DSC_0290
Para o secretário Gerson Pinheiro o equipamento vai beneficiar comunidades dos cinco municípios que compõem as rotas quilombolas – Serrano do Maranhão, Icatu, Itapecuru, Codó e Peritoró. “Essa máquina vai consertar as estradas que foram danificadas pelas chuvas e facilitar o escoamento da produção dos campos produtivos dos quilombolas, ajudando o homem do campo a se fixar ao seu local de moradia e história”.

O secretário de Igualdade Racial explicou que vai fazer um termo de cooperação com os prefeitos dos municípios das rotas quilombola. “Já conversamos com os prefeitos e eles estão dispostos a fazer uma parceria conosco para que juntos possamos dar o uso adequado do equipamento”.

Para o prefeito Maguila, gestor de Serrano do Maranhão, o seu município só tem a ganhar com este equipamento cedido pelo governo do Estado. “Essa máquina vem na hora certa, pois as estradas estão muito precárias e nós vamos dar todo o apoio e condições para que essa patrol possa trabalhar e beneficiar as comunidades. Serrano do Maranhão só tem a agradecer ao governador Flávio Dino por ajudar o município mais uma vez”.

A liderança quilombola José Gomes da Silva Tavares, conhecido como Janjão, morador do quilombo Jacareí dos Pretos, em Icatu, esteve presente ao ato público de entrega das motoniveladores e ficou contente que as comunidades de seu município serão beneficiadas. “Todas as estradas de acesso para os quilombos de Icatu estão em péssimas condições. Graças a Deus e ao governador Flávio Dino estamos com esperança de que nossas estradas vão melhorar”.

New title

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.