13/05 10:31

Nota de solidariedade à população negra frente ao ataque da presidência da Fundação Cultural Palmares

“treze de maio a nação nagô… Não faz festa não!” (Tadeu de Obatalá)

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial (Seir) vêm a público manifestar a sua solidariedade a todos os descendentes dos africanos sequestrados na África e escravizados no Brasil, assim como em outros países, pelo ataque vil da presidência da Fundação Cultural Palmares à memória da luta do povo negro no país, a propósito de comemorar o dia 13 de maio como o dia da libertação dos escravos.

Muito mais do que exaltar a figura da Princesa Isabel, em um primeiro artigo, por ter assinado a Lei Áurea, a presidência da Fundação Cultural Palmares, usou o site oficial da fundação para, em um segundo artigo, agredir a imagem do líder quilombola Zumbi dos Palmares, desqualificar o movimento negro por direitos e apresentar uma versão da história compatível com os interesses dos herdeiros e herdeiras da casa grande.

Lamentamos que a Fundação Palmares, que no passado exerceu um papel importantíssimo no combate ao racismo estrutural, desenvolvendo trabalhos de cunho antropológico para certificação de autodefinição de comunidades remanescentes de quilombos, neste momento, faça a defesa de políticas de discriminação e exclusão da população negra a direitos sociais, políticos, econômicos e culturais.

Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular
Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

New title

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.
Links Úteis
Localização

localização

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.