20/11 0:12

No dia da Consciência Negra, Governo anuncia ações para a promoção da igualdade racial

O Dia 20 de novembro, celebrado em todo o Brasil, é uma data marcada por mobilizações pelo combate ao racismo, à intolerância religiosa e garantia de direitos para a população negra. Neste dia, o Governo do Estado, através da Secretaria de Igualdade Racial (Seir), realiza o tradicional ato público do dia da Consciência Negra e anuncia medidas de impacto para a população negra do Maranhão, que visam fortalecer o conjunto de políticas públicas já desenvolvidas para a promoção da igualdade racial.

O evento acontece no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no Centro Histórico de São Luis, a partir das 17horas e contará com a presença de lideranças quilombolas e de matriz africana, autoridades públicas e movimentos sociais para celebrar esta importante data.

Para fortalecer a política de inclusão produtiva e desenvolvimento local serão entregues pelo Governo 50 kits de irrigação para agricultura familiar, beneficiando 250 famílias de 47 comunidades quilombolas nos municípios de Santa Rita, Itapecuru, Alcântara, São Mateus, Peritoró, Anajatuba e Icatu.

Tambor de crioula é o símbolo máximo da cultura negra dos quilombos maranhenses.

Garantindo o direito ao acesso à terra, o Governo estadual ainda entrega o título de propriedade da terra para a comunidade quilombola de Soledade, em Serrano do Maranhão e anuncia a arrecadação de quatro territórios quilombolas no município de Serrano do Maranhão.

Estas medidas derivam das ações pautadas no Programa Maranhão Quilombola, que orienta o Estado e municípios na implementação de estratégias e ações para garantir melhores condições de vida à população quilombola.

“Estes anúncios e entregas estão relacionados à ampliação do Programa Maranhão Quilombola determinada pelo governador Flávio Dino e vem para reforçar a produção das comunidades, garantindo assim a segurança alimentar, além de um ato pioneiro que é a entrega de títulos de propriedade das terras de comunidade quilombola pelo governo do Estado”, destaca o secretário de igualdade racial, Gerson Pinheiro.

As atividades alusivas à Semana da Consciência Negra continuam esta semana com ações realizadas por parceiros da Seir, como a Universidade Federal do Maranhão que realiza o II Colóquio Internacional de Políticas Antirracistas no Mundo, a VII Semana Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros e o curso de formação continuada Educação para as relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, este último destinado a professores da rede pública estadual, lideranças do movimento negro e gestores municipais de igualdade racial.

No Centro de Criatividade Odylo Costa Filho continua a Exposição Etnográfica Terreiros e Quilombos, mostrando a riqueza histórica e cultural das comunidades remanescentes de quilombos e dos terreiros de matriz africana de São Luis. A programação completa da Semana da Consciência Negra pode ser acompanhada pelo site www.igualdaderacial.ma.gov.br.

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

New title

  • Youtube

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget
Links Úteis
Localização

localização

Secretaria de Estado da Igualdade Racial

Click to open larger map

Rua Djalma Dutra, 121, Centro - São Luis - MA