05/11 15:34

Mais quatro municípios participaram do primeiro ciclo de formação do Programa ADRQ



O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), tem avançado nas formações do Programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ). Recentemente, foram contempladas comunidades quilombolas das cidades de Itapecuru-Mirim, Pedro do Rosário, Santa Rita e Viana.

Durante as formações, os alunos participam de aulas teóricas, ministradas por técnicos da SEIR e Secretarias/órgãos parceiros nas áreas de: fortalecimento étnico, mobilização e participação social, educação ambiental, agroecologia e tecnologias produtivas, além das atividades práticas socioprodutivas e agroecológicas.

A Secretária-adjunta de Igualdade Racial, Socorro Guterres, ministrou a formação na cidade de Santa Rita e destacou a importância do Programa: “Essas atividades formativas, preparam os jovens para atuarem nos territórios quilombolas que eles vivem, mantendo viva a história e a cultura das localidades. Além disso, outro objetivo importante é a preparação para ingresso no mercado de trabalho, através do incentivo a produção e da preservação do meio ambiente”, afirmou.

O Programa ADRQ integra as ações de ampliação do Maranhão Quilombola, é coordenado pela SEIR em parceria com a Assessoria Especial do Governador (Assegov), e conta com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Secretaria de Governo (SEGOV), Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Escola de Governo do Maranhão (EGMA).

Participam do ADRQ, jovens entre 18 e 25 anos, egressos ou matriculados no ensino médio em escola pública, selecionados através de processo seletivo e que residem em comunidades quilombolas de dez municípios maranhenses. Durante todo o período em que durar o Programa, o Governo do Maranhão disponibiliza um auxílio mensal no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) por 12 meses, para viabilizar o desempenho das funções.

Nas próximas semanas, o primeiro ciclo de formação chegará aos municípios de Codó e Peritoró.

Contatos

contatos

Atendimento Geral

Telefone: (98) 99129 1761

secigualdaderacial.ma@gmail.com

Assessoria de Comunicação

(João Paulo)

(98) 98569-3384

ascom.seir.ma@gmail.com

Links Úteis
Localização

localização

CONVENTO DAS MERCÊS

R. da Palma, 502 – Desterro, São Luís – MA, 65010-620

Horários de funcionamento:

Protocolo: 09h às 12h.

Atendimento ao público: 13h às 18h.