27/05 17:56

Mais de 97 mil quilombolas já foram vacinados no Maranhão

Em entrevista concedida nesta quarta-feira (26) ao programa Comando da Manhã, da Rádio Timbira, a Secretária Adjunta da Igualdade Racial, Socorro Guterres, apresentou um panorama da vacinação de quilombolas no Maranhão até o presente momento.

Segundo a Secretária, baseada em dados fornecidos pelo SUS/SI-PNI até o dia 21 de maio de 2021, cerca de 57% (97.685 pessoas) da população que mora em quilombos já foram vacinadas, sendo que 55% somente com a primeira dose (D1 – Astrazeneca 93.308 e Coronavac 1.446 pessoas, D2 – Astrazeneca 237 e Coronavac 1.097 pessoas).

Relatou ainda, as dificuldades encontradas para estabelecer um número aproximado de quantos quilombolas existem no estado: “A estimativa de população quilombola no Maranhão foi feita pelo Ministério da Saúde, em cerca de 170.961 mil pessoas. O que inclusive é objeto de contestação do movimento social, pois não foi desenvolvido um Censo para chegar a esse dado com mais fidelidade. Acreditamos que a população em nosso estado seja bem maior”, afirmou. 

O Maranhão é o estado com maior número de comunidades quilombolas do país, 845 já certificadas pela Fundação Cultural Palmares, mas estima-se que este número seja bem maior, visto que muitas comunidades são somente identificadas ou em processo de identificação. “Em função disso o Governador Flávio Dino criou o Programa Maranhão Quilombola, que é um conjunto de ações de políticas públicas para garantir todos os direitos a esta população, inclusive na área de saúde”, lembrou.

A Secretária acentuou que o Governo do Estado tem uma parceria muito significativa com os gestores municipais de igualdade racial (Gestores de PIR), que tem uma ligação muito próxima com os quilombos e destacou a importância do diálogo com os municípios e dos gestores com as lideranças quilombolas para o avanço na vacinação nas comunidades rurais quilombolas. “A SEIR tem buscado sempre o diálogo com os gestores de igualdade racial, e com essa proximidade deles com as comunidades, conseguimos solucionar essas dúvidas e levar a vacina para quem é de direito”.

Socorro Guterres, destacou ainda os cuidados com o isolamento e proteção, principalmente dos membros mais idosos das comunidades, adotados pelos quilombolas durante a pandemia, aliados às diversas ações do Governo do Estado em parceria com os municípios, a Vale, o Unicef, e etc. para distribuição de máscaras, álcool em gel e cestas básicas para combater e minimizar os efeitos da pandemia nos quilombos.

 

Contatos

contatos

CONVENTO DAS MERCÊS

R. da Palma, 502 – Desterro, São Luís – MA, 65010-620

Telefone: (98) 99129 1761

secigualdaderacial.ma@gmail.com

Horário de Atendimento/funcionamento: 13h às 18h.

*************************************************

Assessoria de Comunicação (João Paulo)

(98) 98569-3384

ascom.seir.ma@gmail.com

Links Úteis
Localização

localização