Jovens quilombolas participam de encontro virtual sobre o Programa ADRQ

Na tarde desta terça-feira (22), o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR) e da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), realizaram um evento virtual de diálogo com jovens quilombolas que desejam ingressar no programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ).

Transmitido pelo canal no Youtube “Direitos Humanos Maranhão”, o encontro contou com a participação do Secretário da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, do Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, do Secretário da Juventude em Exercício, André Vitral, da Secretária Adjunta da SEIR, Socorro Guterres, gestores municipais de PIR e jovens que se interessam em participar do programa.

Durante sua fala, o Secretário Gerson Pinheiro fez um breve resumo das ações desenvolvidas pela SEIR desde 2015 e o processo que culminou na criação do programa ADRQ e os efeitos que esta ação irá produzir junto as comunidades contempladas, além dos próximos passos que serão adotados:

“O ADRQ é tão grande, que após o lançamento desse edital, virão outros lançamentos: pedra fundamental do programa nos municípios, encontro do processo de formação das turmas, encontro para treinamento a partir dos capacitadores para os produtores e encontro para o reflorestamento que ocorrerá em cada território quilombola. Então serão diversas primeiras ações que vão dar a largada nessa jornada que é o ADRQ, integrando o Maranhão Quilombola e a política de inclusão negra jovem e feminina, principalmente, a partir destes dois pilares,” afirmou.

Quem também fez uso da palavra, foi o Secretário da Juventude em Exercício, André Vitral, que falou sobre a importância de ações como essa, do Governador Flávio Dino, voltadas para a juventude quilombola. Também enfatizou e agradeceu a presença dos gestores municipais de juventude no evento.

Coube ao Assessor de Planejamento da SEIR, Gustavo Viana, apresentar todos os detalhes sobre o programa, com foco no processo de inscrição, municípios e comunidades quilombolas escolhidas, esclarecendo assim dúvidas presentes no edital. A Secretária Adjunta, Socorro Guterres, também deu sua contribuição ao debate falando sobre os desafios para levar conhecimento aos jovens quilombolas:

“Parabenizo a SEIR e a SEDIHPOP. É importantíssimo esse passo que estamos dando com este programa pois nossos jovens vão passar a ter oportunidade de pensar e de poder dar um futuro melhor para as suas famílias”, afirmou Socorro.

As inscrições para o Programa ADRQ seguem até o dia 14 de julho. Ao todo serão ofertadas 300 vagas para jovens quilombolas que receberão por 12 meses uma bolsa no valor de R$ 300,00 do Governo do Maranhão.

Ainda durante o encontro virtual, o Secretário Gerson Pinheiro anunciou que o processo de mobilização nas cidades contempladas será intensificado, e em 17 de setembro, aniversário de Negro Cosme, está prevista a instalação dos campos produtivos nas dez cidades do ADRQ:

“Por orientação do governador Flávio Dino, queremos fazer a largada do programa ao mesmo tempo em homenagem à Negro Cosme, nesta primeira etapa. Pois, a partir daí teremos o início da formação e da produção”, concluiu o Secretário.

SOBRE O ADRQ

O Programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola (Lei nº 11.477 de 14 de maio de 2021), tem suas ações desenvolvidas considerando as experiências dos agricultores familiares quilombolas acumuladas e preservadas pela memória e pela ancestralidade, visando a disseminação de práticas sustentáveis, a ampliar as oportunidades de geração de renda e a melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas por meio da capacitação continuada de jovens.

O ADRQ possui três eixos de atuação: Produção, preservação e Conservação; e Mobilização e Participação Social, e é coordenado pela Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial (SEIR), com apoio da Assessoria Especial do Governador e em parceria com as secretarias estaduais de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), Agricultura Familiar (SAF), de Governo (SEGOV), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e a Escola de Governo do Estado do Maranhão (EGMA).

Horário de Atendimento/funcionamento: 13h às 18h.

*************************************************

Assessoria de Comunicação (João Paulo)

ascom.seir.ma@gmail.com