03/09 16:30

Governo realiza oficina virtual com gestores municipais da política de igualdade racial do Maranhão

Governo do Estado e gestores municipais de igualdade racial em oficina virtual sobre a Plataforma Resolvi

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Igualdade Racial e do Trabalho e Economia Solidária, realizou na manhã desta quinta-feira, 3, uma oficina virtual com os secretários e coordenadores municipais de promoção da igualdade racial do Maranhão.

O objetivo da oficina virtual é instrumentalizar os gestores municipais da política de igualdade racial para o uso da Plataforma Resolvi, um equipamento online destinado a dar visibilidade e inserir no comércio virtual os serviços e produtos de pequenos agricultores, produtores e prestadores de serviços.

“O Maranhão tem 840 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares e que tem algum tipo de produção que precisa ter visibilidade e mercado. E a Plataforma Resolvi não só coloca os produtos no mercado, mas valoriza a produção e valora a origem quilombola dos produtos”, afirma Gerson Pinheiro, secretário estadual de Igualdade Racial.

A Rede Solidária de Comércio Virtual (Plataforma Resolvi) é uma rede para empreendimentos solidários e/ou familiares, microempreendedores, autônomos, prestadores de serviços e demais trabalhadores do setor formal ou informal da economia e está hospedada no endereço eletrônico https://www.trabalho.ma.gov.br/resolvi/.

O secretário do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Frank Alves da Silva, destacou as perspectivas para a Plataforma Resolvi. “Já colocamos alguns empreendimentos na plataforma e estamos fazendo a interlocução entre os produtores e os consumidores, para alavancar as vendas. Faremos ainda uma qualificação dos empreendedores para vencer nesse mercado digital e teremos o aplicativo para dar uma agilidade maior à plataforma”, conclui o secretário.

Participaram da oficina virtual gestores e gestoras municipais de igualdade racial de 32 municípios, que a partir dos conhecimentos adquiridos na oficina, poderão auxiliar os produtores quilombolas locais a inserir seu empreendimento na plataforma.

Para a Glacy Lopes, gestora de Igualdade Racial de São Mateus, a Plataforma Resolvi vai ajudar na comercialização dos produtos locais. “Aqui na cidade nós temos grupos de mulheres produtoras de artesanato e de produtos do coco babacu, como o azeite, o óleo, o sabonete, o mesocarpo e acreditamos que a Plataforma Resolvi vai aumentar as vendas”.

De Barrerinhas, a liderança comunitária Usmarete Lisboa participou da oficina virtual e declarou que está satisfeita com esta iniciativa. “A Plataforma Resolvi é o que faltava pra incentivar nossa produção e aumentar as vendas de nossos produtos. As produtoras quilombolas de doces, bolos, artesanatos e produtos da agricultura familiar estão animadas com essa novidade”.

Participaram também da oficina virtual Ricarte Almeida Santos, coordenador da Economia Solidária, Jordânia Pessoa, secretaria adjunta do Trabalho, Fátima Bogarim, assessora de comunicação da Setres, Katarine Silva Costa, trainee de gestão pública na Setres, Joana Fazano, trainee de gestão pública na Seir, Mateus Costa, assessor de comunicação da Seir e Josenilton Santos, coordenador do Selo Quilombos do Maranhão.

Selo Quilombos do Maranhão

Na oficina virtual foi abordada uma estratégia de ação do Programa Maranhão Quilombola. Trata-se do Selos Quilombos do Maranhão, um certificado social e territorial de produtos de origem quilombola produzidos por pessoa física ou jurídica e que visa o fortalecimento da produção destas comunidades e da identidade dos quilombolas perante a população em geral e em específico os consumidores.

“Tanto a Plataforma Resolvi quanto o Selo Quilombos do Maranhão são inovações na forma de expor e vender produtos e são muito úteis para todo produtor, quer seja quilombola ou não. Estas plataformas estão inserindo as comunidades quilombolas do Maranhão no mundo do comércio virtual”, pontua o coordenador do Selo Quilombos do Maranhão, Josenilson Santos.

Poderão receber o Selo Quilombos do Maranhão os agricultores e agricultoras familiares, pescadores artesanais, extrativistas, associações e cooperativas de agricultores e micro-empreendedores individuais, desde que estas pessoas e entes sejam quilombolas.

Para acessar o site do Selo Quilombos do Maranhão basta abrir o seguinte endereço eletrônico: http://seloquilombos.ma.gov.

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

New title

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.
Links Úteis
Localização

localização

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.