26/11 15:49

Governo realiza Caravana Quilombola em Penalva

Governo, prefeitura e lideranças quilombolas participam do Seminário de políticas públicas para comunidades quilombolas em Penalva.

Em mais uma edição da Caravana Quilombola, o Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Penalva, vai prestar atendimentos e serviços nos quilombos Cedreiro e Oriente, comunidades remanescentes de quilombos daquele município da baixada maranhense.

Nesta terça-feira acontece um seminário intersetorial onde o governo estadual, através das Secretarias de Igualdade Racial, Agricultura Familiar, Saúde, Desenvolvimento Social, Mulher, Juventude e Trabalho e economia solidária, apresenta todas as políticas públicas voltadas para as comunidades quilombolas.

Ana Luiza Borges, coordenadora de educação popular da SES, apresentou a ações da política integral de saúde da população negra e comunidades tradicionais.

Além deste seminário, acontece uma escuta especializada, onde as comunidades avaliam estas políticas e apresentam suas demandas. Acontece também uma oficina com servidores da secretaria municipal de assistência social para ampliar a auto identificação das famílias quilombolas no CAD Único e aperfeiçoar o atendimento a essas famílias.

 

Maria Eunice Machado, conhecida como dona Nice, destaca a importância das políticas públicas para os quilombolas: “Aqui tem o Estado dizendo o que está fazendo pelos quilombolas e isso é muito positivo porque realmente está sendo feito um benefício para as comunidades, mas é preciso fazer mais. Tô acompanhando tudo e vou ficar até o final”.

Nas comunidades Cedreiro e Oriente acontecem na quarta (27) e quinta (27) os atendimentos de saúde, assistência social, orientações voltadas para a agricultura familiar, palestras e oficinas para os moradores destas comunidades e também os do entorno, que serão transportados por ônibus da prefeitura.

A assessora de saúde da Seir, Iracema Amorim, destaca a importância de a Caravana Quilombola acontecer dentro das comunidades. “Mais uma vez o governo do Estado e a prefeitura trazem para dentro das comunidades os serviços públicos que são necessários para os quilombolas porque, às vezes, não existem oportunidades de um atendimento especializado

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

New title

  • Youtube

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget
Links Úteis
Localização

localização

Secretaria de Estado da Igualdade Racial

Click to open larger map

Rua Djalma Dutra, 121, Centro - São Luis - MA