17/10 20:52

Governo realiza capacitação em saúde da população negra em Vargem Grande

Iracema Amorim faz exposição sobre o racismo institucional na capacitação em saúde da população negra em Vargem Grande. Foto: TV Quilombo

Profissionais da saúde, da assistência social e lideranças quilombolas de Vargem Grande participam da capacitação em saúde da população negra que acontece no auditório da Secretaria municipal de Educação, nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17.

O encontro é promovido pelo governo do Estado, através das Secretarias de Igualdade Racial e da Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal e envolve os profissionais que trabalham diretamente com o atendimento à população negra e quilombola do município.

Os técnicos do governo estadual Iracema Amorim (Seir), Ana Luiza Borges e Patrícia Rodrigues (Ses) fazem exposições e debates sobre a política estadual de saúde da população negra, com enfoque na implementação desta política e na sensibilização dos profissionais para o atendimento humanizado levando em consideração as características e especificidades da saúde do negro.

Outro ponto abordado com ênfase na capacitação é o racismo institucional, enquanto ação dissimulada de agentes públicos ou privados baseada em preconceitos ou desconhecimentos e que provoca desigualdades no acesso a serviços e oportunidades.

Ana Luiza Borges em diálogo com quilombolas na capacitação.. Foto: TV Quilombo

Para a liderança quilombola Rosilene Rocha, presidente da União das comunidades quilombolas de Vargem Grande (Uniquivagem) é necessária uma ação do governo para desconstruir o racismo institucional e proporcionar melhor atendimento aos negros e quilombolas.

“Esperamos que esta capacitação ajude a mudar as posturas dos profissionais e da sociedade e promova um melhor atendimento à população negra e que esses profissionais possam fazer um diagnóstico integral da nossa saúde, pois isso é nosso direito expresso nesta política de saúde criada pelo governador Flávio Dino”.

Além das ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde da população negra, observando as suas peculiaridades, a política estadual de saúde integral da população negra também reconhece o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como fatores sociais determinantes das condições de saúde do povo negro maranhense.

Lideranças quilombolas e servidores públicos participam da capacitação em Vargem Grande. Foto: TV Quilombo

“Esta ação da Seir e da Ses em parceria com a prefeitura municipal demonstra o compromisso do governo do Maranhão com o fortalecimento desta política de saúde, com a redução das desigualdades que acometem os negros e negras urbanos e rurais, com o combate ao racismo institucional e com melhores condições de saúde do povo negro maranhense”, afirma Iracema Amorim, assessora de saúde da Seir.

Elis Regina, assistente social do município, afirma que a capacitação promovida pelo governo do Estado oferece novos conhecimentos que irão favorecer mudanças e melhorar o atendimento aos usuários do serviço público. “Nós, enquanto profissionais que trabalhamos com as comunidades quilombolas, precisamos destes conhecimentos para oferecer um melhor atendimento e combater o racismo em todas as partes, pois ele está em nosso dia a dia, as vezes disfarçado. E precisamos trabalhar melhor para descontruir algumas práticas e atender dignamente o nosso povo”.

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

New title

  • Youtube

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget
Links Úteis
Localização

localização

Secretaria de Estado da Igualdade Racial

Click to open larger map

Rua Djalma Dutra, 121, Centro - São Luis - MA