Governo realiza capacitação em saúde da população negra em Vargem Grande

Iracema Amorim faz exposição sobre o racismo institucional na capacitação em saúde da população negra em Vargem Grande. Foto: TV Quilombo

Profissionais da saúde, da assistência social e lideranças quilombolas de Vargem Grande participam da capacitação em saúde da população negra que acontece no auditório da Secretaria municipal de Educação, nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17.

O encontro é promovido pelo governo do Estado, através das Secretarias de Igualdade Racial e da Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal e envolve os profissionais que trabalham diretamente com o atendimento à população negra e quilombola do município.

Os técnicos do governo estadual Iracema Amorim (Seir), Ana Luiza Borges e Patrícia Rodrigues (Ses) fazem exposições e debates sobre a política estadual de saúde da população negra, com enfoque na implementação desta política e na sensibilização dos profissionais para o atendimento humanizado levando em consideração as características e especificidades da saúde do negro.

Outro ponto abordado com ênfase na capacitação é o racismo institucional, enquanto ação dissimulada de agentes públicos ou privados baseada em preconceitos ou desconhecimentos e que provoca desigualdades no acesso a serviços e oportunidades.

Ana Luiza Borges em diálogo com quilombolas na capacitação.. Foto: TV Quilombo

Para a liderança quilombola Rosilene Rocha, presidente da União das comunidades quilombolas de Vargem Grande (Uniquivagem) é necessária uma ação do governo para desconstruir o racismo institucional e proporcionar melhor atendimento aos negros e quilombolas.

“Esperamos que esta capacitação ajude a mudar as posturas dos profissionais e da sociedade e promova um melhor atendimento à população negra e que esses profissionais possam fazer um diagnóstico integral da nossa saúde, pois isso é nosso direito expresso nesta política de saúde criada pelo governador Flávio Dino”.

Além das ações de prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde da população negra, observando as suas peculiaridades, a política estadual de saúde integral da população negra também reconhece o racismo, as desigualdades étnico-raciais e o racismo institucional como fatores sociais determinantes das condições de saúde do povo negro maranhense.

Lideranças quilombolas e servidores públicos participam da capacitação em Vargem Grande. Foto: TV Quilombo

“Esta ação da Seir e da Ses em parceria com a prefeitura municipal demonstra o compromisso do governo do Maranhão com o fortalecimento desta política de saúde, com a redução das desigualdades que acometem os negros e negras urbanos e rurais, com o combate ao racismo institucional e com melhores condições de saúde do povo negro maranhense”, afirma Iracema Amorim, assessora de saúde da Seir.

Elis Regina, assistente social do município, afirma que a capacitação promovida pelo governo do Estado oferece novos conhecimentos que irão favorecer mudanças e melhorar o atendimento aos usuários do serviço público. “Nós, enquanto profissionais que trabalhamos com as comunidades quilombolas, precisamos destes conhecimentos para oferecer um melhor atendimento e combater o racismo em todas as partes, pois ele está em nosso dia a dia, as vezes disfarçado. E precisamos trabalhar melhor para descontruir algumas práticas e atender dignamente o nosso povo”.

New title