Governo realiza ações de saúde em quilombos de Alcântara e Bequimão

Equipes da Força Estadual de Saúde prestam atendimentos clínicos em comunidades quilombolas de Alcântara e Bequimão.

Uma parceria do Governo do Estado com as Prefeitura dos municípios de Alcântara e Bequimão possibilitou nessa semana a realização de ações de saúde em comunidades quilombolas dos dois municípios, nos dias 1º a 4 de setembro.

Esta ação é realizada pelas Secretarias de Estado da Igualdade Racial e da Saúde e acontece em decorrência do Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus, que visa desenvolver ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19.

No desenvolvimento das ações são tomadas todas as precauções sanitárias e as equipes médicas e de técnicos usam máscaras e equipamentos de proteção individual; atenção tomada também pelos quilombolas que usam os serviços prestados.

Em Alcântara foram atendidas famílias dos quilombos Caruçá, Boa Vista, Janã, Iririzal, Samucangaua, Peru, Paquatiua, Manival, Sítio do Meio, Cujupe e São João de Cortes e em Bequimão foram atendidas as comunidades quilombolas Ramal do Quindiua, Mafra e Santa Rita.

“A comunidade está muito satisfeita com o governo do Estado, que está trazendo estas consultas e exames para os quilombolas. Só temos a agradecer esses cuidados com nossa saúde”, declara a quilombola Sidiane Pereira, moradora do quilombo Curuçá.

Quilombolas e técnicos do Governo do Estado devidamente protegidos com máscaras na ação de saúde nos quilombos.

Em ambos os municípios, participaram da ação as equipes da Força Estadual de Saúde, da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial e da pasta municipal da Saúde.

Os serviços prestados foram consultas médicas e de enfermagem, testes do Covid-19, ISTs/Aids, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, dispensação de medicamentos, além de rodas de conversa e palestras educativas.

O superintendente de Atenção Primária em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Márcio Menezes, reforça a importância das ações de saúde em quilombos. “É de suma importância que a gente trabalhe junto às populações quilombolas a testagem para a Covid-19, pois essa população tem dificuldade de acesso aos serviços de saúde e para isso a Força Estadual de Saúde vai até essas comunidades fazendo as consultas clínicas, os exames e fazendo os encaminhamentos necessários. Só assim a gente garante a saúde desses povos”.

New title

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.