28/08 9:23

Governo realiza ação de enfrentamento ao Codiv-19 em quilombos de Monção

Foto 1 – Força Estadual de Saúde em atendimento a quilombola em Monção

Quilombolas do município de Monção receberam nesta semana uma ação de saúde realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura para enfrentar o avanço a pandemia do Covid-19 nos quilombos do município.

Com a coordenação da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, esta atividade de enfrentamento da pandemia nos quilombos maranhenses faz parte do Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus e contou com a participação da Secretarias de Estado da Saúde, dos Direitos Humanos e Participação Popular, Força Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Igualdade Racial do município.

Seguindo todas as orientações sanitárias como o uso de máscaras e EPIs, as ações de saúde foram realizadas nos quilombos-polo Castelo, Mata Boi e Outeiro e atendeu também as cinco comunidades do entorno.

O quilombola Emerson da Conceição, 23anos, é morador da comunidade Outeiro e se declarou satisfeito com o atendimento. “Recebi vacina, fiz testes do Covid, de glicemia, DST/Aids, consultei o médico e graças a Deus, não deu nada de problema na minha saúde. Gostei muito e agradeço ao pessoal do governo do Estado por esta ação aqui no meu quilombo”.

As equipes médicas e de enfermagem realizaram atendimentos como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinas, consultas clínicas e de enfermagem, testes rápidos de ISTs/Aids e dispensação de medicamentos. Foram realizados 107 testes Covid-19, sendo 59 negativos e 48 positivos; os técnicos ainda realizaram rodas de diálogos com lideranças

A Força Estadual de Saúde também fez dez visitas domiciliares a pessoas com comorbidades e com mobilidade reduzida, indicadas pelos agentes comunitários de saúde do território.

Foto 2 – Roda de conversa com quilombolas em Monção

Iracema Amorim, gestora de saúde pública da Seir, explica como o Estado, em parceria com as prefeituras, está agindo para conter o avanço da pandemia nos quilombos. “O governo estadual tem agido fortemente em quilombos atingidos pelo Coronavírus e realizado ações de saúde nos municípios de Monção, Matinha, São Vicente Ferrer, Cururupu e Serrano do Maranhão”.

“Temos um grupo de trabalho com técnicos da Seir e da Ses voltado especificamente para os quilombos no contexto da pandemia e estamos monitorando mais de quarenta municípios com casos ativos, recuperados e óbitos e realizando ações diretamente nestas comunidades para combater a pandemia”, reforça a gestora Iracema.

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

New title

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.
Links Úteis
Localização

localização

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.