Governo realiza ação de enfrentamento ao Codiv-19 em quilombos de Monção

Foto 1 – Força Estadual de Saúde em atendimento a quilombola em Monção

Quilombolas do município de Monção receberam nesta semana uma ação de saúde realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura para enfrentar o avanço a pandemia do Covid-19 nos quilombos do município.

Com a coordenação da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, esta atividade de enfrentamento da pandemia nos quilombos maranhenses faz parte do Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus e contou com a participação da Secretarias de Estado da Saúde, dos Direitos Humanos e Participação Popular, Força Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Igualdade Racial do município.

Seguindo todas as orientações sanitárias como o uso de máscaras e EPIs, as ações de saúde foram realizadas nos quilombos-polo Castelo, Mata Boi e Outeiro e atendeu também as cinco comunidades do entorno.

O quilombola Emerson da Conceição, 23anos, é morador da comunidade Outeiro e se declarou satisfeito com o atendimento. “Recebi vacina, fiz testes do Covid, de glicemia, DST/Aids, consultei o médico e graças a Deus, não deu nada de problema na minha saúde. Gostei muito e agradeço ao pessoal do governo do Estado por esta ação aqui no meu quilombo”.

As equipes médicas e de enfermagem realizaram atendimentos como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinas, consultas clínicas e de enfermagem, testes rápidos de ISTs/Aids e dispensação de medicamentos. Foram realizados 107 testes Covid-19, sendo 59 negativos e 48 positivos; os técnicos ainda realizaram rodas de diálogos com lideranças

A Força Estadual de Saúde também fez dez visitas domiciliares a pessoas com comorbidades e com mobilidade reduzida, indicadas pelos agentes comunitários de saúde do território.

Foto 2 – Roda de conversa com quilombolas em Monção

Iracema Amorim, gestora de saúde pública da Seir, explica como o Estado, em parceria com as prefeituras, está agindo para conter o avanço da pandemia nos quilombos. “O governo estadual tem agido fortemente em quilombos atingidos pelo Coronavírus e realizado ações de saúde nos municípios de Monção, Matinha, São Vicente Ferrer, Cururupu e Serrano do Maranhão”.

“Temos um grupo de trabalho com técnicos da Seir e da Ses voltado especificamente para os quilombos no contexto da pandemia e estamos monitorando mais de quarenta municípios com casos ativos, recuperados e óbitos e realizando ações diretamente nestas comunidades para combater a pandemia”, reforça a gestora Iracema.

New title

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.