Governo faz reunião virtual com gestores municipais da política de igualdade racial

Secretário Gerson Pinheiro expôs as ações do governo estadual para o combate ao Coronavírus

Em reunião virtual com representantes de 25 municípios na manhã desta segunda-feira, 11, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), apresentou as principais ações governamentais para proteção da saúde da população maranhense no contexto da Covid-19.

O público da reunião foi composto por gestores municipais de igualdade racial, que dialogaram com técnicos da Seir sobre as situações das comunidades quilombolas e as principais demandas destas comunidades frente à pandemia e ao isolamento social necessário para conter o Coronavírus.

“A reunião virtual possibilita o necessário diálogo com os gestores municipais para sabermos o que está acontecendo nas comunidades rurais quilombolas e nas periferias das cidades para que possamos adotar medidas de proteção dessas comunidades”, enfatiza o secretário de igualdade racial, Gerson Pinheiro.

Para o secretário, as reuniões virtuais facilitam o diálogo com gestores que estão em municípios distantes da capital. “É uma tecnologia que iremos usar mais vezes para nos manter mais próximos e acompanhar o desenvolvimento da política em todas as regiões do Estado’.

O avanço da pandemia nos municípios foi um dos pontos abordados pelo grupo, além de assistência para os quilombolas, como cestas básicas, máscaras e material de higiene. “O coronavírus está chegando nas cidades pequenas e é preciso ação do governo para proteger aquelas comunidades rurais mais desassistidas”, frisou o gestor de igualdade racial de Pastos Bons, Alan Edno.

Gestor de Bequimão, Sérgio Rodrigo Pereira, participa da reunião vitrual.

Para o gestor de igualdade racial de Bequimão, Rodrigo Martins, a reunião virtual é importante neste momento e deve acontecer mais vezes. “A gente deve se encontrar quinzenalmente para manter esses diálogos com os gestores, conhecer as realidades dos municípios e traçar as estratégias de ação para levar políticas públicas para os quilombos”.

O gestor de planejamento Mauro Marques destacou as demandas e encaminhamentos abordados pelos gestores na reunião online da Seir: “São necessidades que os quilombolas passam com o isolamento social e que envolvem principalmente a dificuldade de revenda de seus produtos agrícolas, o que tem impactado a renda das comunidades”.

A Seir irá oferecer apoio e orientação para projetos de viabilidade social e econômica e as demais demandas apresentadas serão encaminhadas às demais secretarias do governo estadual e parceiros da iniciativa privada, reforçou Mauro Marques.

New title

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.