Governo do Maranhão lança a 3ª edição da Copa Quilombola

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) e Instituto Solis, lançaram na última segunda-feira (04) a edição 2021 da Copa Quilombola. O objetivo do torneio é promover o intercâmbio esportivo, cultural e a autoestima entre as comunidades quilombolas do Estado do Maranhão, incentivando a prática de esportes coletivos, com um papel fundamental no combate ao racismo.

Participaram da solenidade de lançamento que ocorreu no Palácio dos Leões, o Vice-Governador do Maranhão, Carlos Brandão; Secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro; Secretária-chefe da Assessoria Especial, Joslene Rodrigues; Deputada Estadual, Ana do Gás; Prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes; Prefeito de Icatu, Walace Azevedo; Secretária-adjunta da Seir, Socorro Guterres; Presidente do Instituto Solis, Ana Paula Nogueira, e representantes dos municípios participantes.

O Vice-governador, Carlos Brandão, fez uma breve explanação acerca das ações do Governo voltadas às comunidades quilombolas maranhenses e a importância das práticas esportivas neste processo: “O esporte é um caminho importante para combatermos as desigualdades, e o Governo Flávio Dino tem incentivado e apoiado as práticas esportivas em todo o Estado. As desigualdades também são combatidas com ações que envolvam várias áreas e nesse particular, destaco o apoio às ações do Programa Maranhão Quilombola, que tem tirado os nossos irmãos quilombolas do esquecimento do poder público, com resultados extremamente positivos”, afirmou.

A deputada estadual Ana do Gás, frisou que a importância da realização do torneio futebolístico:  “Parabenizo a atuação dos munícipios em parceria com o Governo do Maranhão, que não tem medido esforços para valorizar os nossos povos quilombolas, através desta Copa e de diversos programas como a Caravana Quilombola, a Fesma Quilombola e ações de combate ao racismo e a intolerância religiosa. Para seguirmos lutando nesse sentido, estaremos sempre dispostos a contribuir de todas as formas com essas atividades”, destacou.

A III Copa Quilombola de Futebol do Maranhão – III Troféu Negro Cosme é um campeonato de futebol envolve a participação de 16 Municípios (Icatu, Itapecuru Mirim, Anajatuba, Codó, Olinda Nova, Matinha, Cururupu, Monção, Alcântara, Serrano do Maranhão, Vargem Grande, São Bento, Santa Helena, Guimarães, Peritoró e Santa Rita), cuja presença de comunidades quilombolas seja efetiva. Cada município realizará o seu torneio a fim de que seja definido o representante local, que posteriormente participará das etapas finais do campeonato em São Luís. Estarão envolvidos, no projeto, cerca de 3.500 pessoas, entre atletas, corpo técnico e organização.

O Secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, destacou a importância da realização da Copa como instrumento de integração entre comunidades, relembrou edições anteriores e fez um balanço das ações recentes da Seir:

“O Governador Flávio Dino nos deu a missão de conduzirmos a política de Igualdade Racial e temos obtido um grande êxito, com um trabalho sério e comprometido. Somente neste ano, o Governo do Maranhão tem investido mais de 20 milhões de reais com ações em várias áreas, como a Fesma Quilombola, o programa ADRQ, kit’de irrigação para campos produtivos, sistemas simplificados de abastecimento de água, motores para pesca e muitas outras coisas. Sabemos que é um trabalho que está apenas no início, são sementes que estamos plantando visando cada vez mais melhorias para o povo negro do Maranhão”, disse.

Sobre a Copa

A I Copa Quilombola foi realizada no ano de 2015, em 12 municípios, envolvendo 2.808 atletas e técnicos, sendo trazidas para a Capital 12 equipes para as etapas finais.  O time campeão foi do município de Serrano do Maranhão.

A II Copa Quilombola foi realizada de setembro de 2018 a janeiro de 2018, em 16 municípios, envolvendo 3.500 atletas, técnicos e organizadores. O campeão foi do município de Itapecuru-Mirim.

Para esta III edição, que será realizada no período de Outubro deste ano a Janeiro de 2022, serão oferecidos R$ 70.000,00 em premiações, distribuídos entre os todos os times que farão parte do torneio final em São Luís – MA: 1º lugar (Troféu, medalhas e Premiação – R$ 20.000,00), 2º lugar (Troféu, medalhas e Premiação – R$ 12.000,00), 3º lugar (Troféu, medalhas e Premiação – R$ 6.000,00), 4º, 5º e 6º Lugares a premiação de R$ 4.000,00 para cada e do 7º ao 16º lugares, R$ 2.000,00 para cada.

A III Copa Quilombola tem previsão para início dos torneios locais no dia 16 de Outubro e com previsão de encerramento em dezembro. A fase final em São Luís, inicia a partir 08 de Janeiro de 2022.

Atendimento Geral

(João Paulo)

ascom.seir.ma@gmail.com

Horários de funcionamento:

Protocolo: 09h às 12h.

Atendimento ao público: 13h às 18h.