Governo do Maranhão implanta campos produtivos em comunidades quilombolas de Peritoró

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), representado pelo Secretário Gerson Pinheiro participou na última sexta (03) da entrega oficial de cinco hectares de campos produtivos para as comunidades quilombolas de Santa Maria, Lago Grande, Sossego e São Bento do Juvenal, na cidade de Peritoró.

Os campos produtivos foram implantados pela Seir em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp). Toda a produção que está sendo cultivada será comercializada junto aos órgãos governamentais através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), e também pela Feira do Produtor local.

“A parceria com a SAGRIMA e a AGERP é muito importante e foi fundamental para o melhor desenvolvimento desse projeto, que visa a implantação de dezenas de campos produtivos por todo o Maranhão, através do programa Maranhão Quilombola. Nossa equipe da SEIR é incansável no acompanhamento das comunidades rurais quilombolas. Estamos avançando e vamos avançar cada vez mais. O papel do Estado é cuidar de todos, de cuidar principalmente daqueles que precisam de ajuda, esta é a tarefa e a missão do governo Flávio Dino, e estamos honrando esse compromisso”, destacou o secretário Gerson Pinheiro.

A solenidade contou ainda com as presenças do prefeito municipal Dr. Josué Júnior; Secretário Municipal de Igualdade Racial, Neto Barros; Secretário de Agricultura, Sandro Montenegro; vereadores, lideranças e o Coordenador Estadual do Programa Maranhão Quilombola, Mauro Marques.

Para o prefeito Dr. Josué Júnior, as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Maranhão, tem fortalecido as comunidades quilombolas: “Antes as pessoas tinham vergonha de ser quilombolas, devido à falta de atenção do poder público. Hoje, graças ao Governador Flávio Dino, ser quilombola é sinônimo de orgulho, pois agora, chegam escolas, campos produtivos, máquinas, sementes…ações que beneficiem essa população tão importante para a nossa sociedade, e que hoje é vista e bem cuidada”, afirmou.

Além da implantação dos campos, as comunidades estão recebendo toda a capacitação para a inclusão da produção no programa Selo Quilombos do Maranhão, o que garantirá o escoamento para outros mercados, com atestado de origem e qualidade.

Atendimento Geral

(João Paulo)

ascom.seir.ma@gmail.com

Horários de funcionamento:

Protocolo: 09h às 12h.

Atendimento ao público: 13h às 18h.