28/01 10:30

Governo articula ações para inclusão étnico-racial no Maranhão

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de geração de emprego, trabalho e renda voltadas para as demandas da população negra e afrodescendente do Maranhão, os Secretários de Estado do Trabalho e Economia Solidaria- SETRES, Hernando Macedo, e o Secretário de Estado da Igualdade Racial- SEIR, Gerson Pinheiro de Souza, trataram de parcerias para a efetivação de ações correspondentes as pastas, que visem a redução das desigualdades raciais no estado.

O Secretário de Estado da Igualdade Racial destaca que a SETRES tem instrumentos e tecnologias necessárias para o Governo do Estado cumprir os objetivos de desenvolvimento com a população afrodescendente do Maranhão. “Os objetos da SETRES e SEIR se encontram em uma transversalidade na implementação das políticas públicas que visam à inclusão e desenvolvimento socioeconômico deste público representado por três quartos da população maranhense e que mais necessita da inclusão produtiva no estado”, ressaltou Gerson Souza.
Durante o encontro foi definido a criação de um Termo de Cooperação Técnica para formalização das propostas de ações integradas a serem realizadas por meio dos programas e projetos desenvolvidos entre ambas as secretarias.

“Através desta atuação conjunta com a SEIR, além de trabalharmos de forma articulada com as demais instituições públicas estaduais , alcançaremos um público muito específico e de importância para o desenvolvimento social do Maranhão” , destacou Hernando Macedo.

Com base no Termo, a Secretaria do Trabalho promoverá medidas de inserção do recorte étnico racial, com base nas leis estaduais que norteiam o programa Jovem Aprendiz, visando a inserção no mundo do trabalho, combater a evasão escolar e o trabalho infantil, contribuindo para a formação profissional do jovem negro no maranhão.

A parceria prever, também, participação da SETRES com o programa de Desenvolvimento da Economia Solidária, visando fomentar e desenvolver os empreendimentos econômicos solidários que trabalham com a valorização da cultura afro- maranhense durante as caravanas do programa Maranhão Quilombola- MPQ.

As atividades itinerantes contarão ainda com outras ações da SETRES como, emissão de carteira do trabalho e previdência social- CTPS, cursos presenciais de formação e qualificação profissional, assim também como o Projeto Mutirão Rua Digna, que consiste na pavimentação de vias públicas por meio de bloquetes e pequenas obras e serviços de infraestrutura com foco na oferta de trabalho emprego e renda.

O Maranhão Quilombola
Instituído pelo governador Flávio Dino, através do decreto nº 30.981, de 29 de julho de 2015 e coordenado pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial, O programa tem suas ações executadas através de parcerias entre a SEIR e as demais secretarias e órgão do governo estadual. Uma das estratégias de atuação do programa é denominado de rotas quilombolas, que promovem um conjunto de ações articuladas de políticas públicas (saúde, educação, produção, desenvolvimento local sustentável, infraestrutura, trabalho e renda) para o desenvolvimento social e econômico dos quilombos.

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

New title

  • Youtube

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget
Links Úteis
Localização

localização

Secretaria de Estado da Igualdade Racial

Click to open larger map

Rua Djalma Dutra, 121, Centro - São Luis - MA