18/09 18:47

Governador Flávio Dino reúne com coordenação do curso de Estudos Africanos e Afrobrasileiros

O governador Flávio Dino recebeu a professora Kátia Régis, coordenadora do curso de Estudos Africanos e Afrobrasileiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na tarde desta quarta-feira (18), no Palácio dos Leões. No encontro foi firmado o apoio à VII Semana Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afrobrasileiros e ao II Colóquio Internacional de Políticas Antirracistas no Mundo, que será realizado em São Luís, em novembro.

“O curso de licenciatura em Estudos Africanos Afrobrasileiros da UFMA é pioneiro no Brasil. Ano passado apoiamos a ida de estudantes para Cabo Verde, com pesquisa em campo e, este ano, eles vão fazer a formação, que é a contrapartida. A próxima viagem vai ser para o Moçambique, onde o Governo do Maranhão será pioneiro em mais uma ação afirmativa”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Durante a reunião, foram discutidos detalhes dos dois eventos que serão sediados em São Luís trazendo reitores e reitoras de Moçambique. “Tratamos sobre os detalhes da programação e, na abertura, o governador Flávio Dino confirmou a nova assinatura do termo de cooperação técnico-científica com a academia, que possibilitará o trabalho de campo, em setembro de 2020, para 45 integrantes do curso, sobretudo estudantes. Nossa contrapartida será a formação de 500 professores da Educação Básica do Maranhão”, destacou a coordenadora do curso de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, Kátia Régis.

A coordenadora destacou ainda que o governo estadual tem sido fundamental para o desenvolvimento das ações dos estudos africanos e afrobrasileiros. “Esse diálogo é muito importante para que possamos desenvolver um processo formativo de altíssima qualidade, emancipatório e numa perspectiva intercultural crítica. Isso será proporcionado, principalmente, pelo apoio dos editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para estabelecer este importante alinhamento entre a universidade e o Governo do Estado”, concluiu a docente.

Na reunião, além do governador Flávio Dino, também estiveram presentes o secretário de Educação, Felipe Camarão; o secretário de Estado da Igualdade Racial (SEIR), Gerson Pinheiro; a profª. drª. Cidinalva Câmara Neris; o prof. Me. Richard dos Santos; o prof. dr. Sávio Rodrigues e a técnica administrativa Eliana da Silva.

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

New title

  • Youtube

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget
Links Úteis
Localização

localização

Secretaria de Estado da Igualdade Racial

Click to open larger map

Rua Djalma Dutra, 121, Centro - São Luis - MA