Em Lima Campos, quilombolas recebem atendimentos clínicos e kits de proteção contra o Covid-19

Equipes da Força Estadual de Saúde e da Secretaria de Estado da Igualdade Racial na ação de combate ao Coronavírus em quilombos de Lima Campos

Nesta quarta e quinta (9 e 10) os quilombos do município de Lima Campos que receberam as equipes da Força Estadual de Saúde e da Secretaria de Estado da Igualdade Racial para mais uma ação de combate ao Coronavírus em comunidades quilombolas.

Os moradores das comunidades Sítio do Bom Jesus, São Domingos, Bom Jesus, Parada, Bode, São Francisco, Santo Antônio dos Sardinhas, Morada Nova, Vale do Paraíso, Queto e Olinda foram beneficiados com consultas clínicas, exames de glicemia, testes rápidos, aferição de pressão arterial e dispensação de medicamentos.

Além desses procedimentos médicos, as equipes do Estado também visitaram casas de matriz africana e dialogaram com as lideranças sobre a prevenção da pandemia e a abertura gradual das atividades do terreiro mediante as recomendações das autoridades sanitárias. Foi entregue para as mães e pais de santo o kit de proteção ao Covid-19 composto por álcool em gel e máscaras, como medida de prevenção do Coronavírus.

Equipes visitam terreiro de matriz africana para dialogar sobre as medidas sanitárias de combate ao Covid-19.

A coordenadora de igualdade racial de Lima Campos, Cleide Conceição Silva Gonçalves, reforça a importância da ação no combate à pandemia nos quilombos. “O governo do Estado está agindo corretamente neste momento em que é preciso proteger os quilombolas da pandemia. E a gente se sente segura de saber que há uma vontade política do governador Flávio Dino e do secretário Gerson Pinheiro em promover ações de enfrentamento ao vírus nos quilombos do Maranhão”.

Estas ações de saúde nos quilombos no contexto da pandemia de Coronavírus decorre do Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus, que visa desenvolver ações de combate à pandemia de Covid-19 no Estado.

Iracema Amorim, assessora de saúde pública da Seir, afirma que ações de saúde como esta que ocorre em Lima Campos já aconteceu de Monção, Bequimão, Alcântara, Matinha e São Vicente Ferrer. “Estamos prestando atendimentos médicos, diagnosticando os ativos e recuperados, encaminhando casos graves para os hospitais estaduais de referência e fazendo palestras educativas para combater a pandemia”.

“Outra ação de enfrentamento à pandemia feita pelo governo do Estado foi a criação de um grupo de trabalho para monitorar os casos de Coronovírus nos quilombos e planejar ações conjuntas com as Secretarias de Estado da Igualdade Racial e da Saúde, em parceria com as prefeituras municipais”, completa.

New title

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.