22/06 18:08

Comunidades tradicionais do Maranhão são contempladas em edital para enfrentamento do Covid-19

A Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial – SEIR orientou e auxiliou lideranças de comunidades quilombolas na construção de projetos para submeter ao edital do Fundo Casa Socioambiental, cujo objetivo é apoiar projetos da região Norte e Nordeste que buscassem atenuar os impactos da pandemia da Covid-19 e que tivessem algum dos três focos: (i) redução do impacto socioeconômico gerado pela crise da pandemia; (ii) combate, detecção e prevenção contra a pandemia; (iii) garantia de direitos básicos e emergenciais.

A gestão de povos e comunidades tradicionais da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, através da gestora Socorro Nascimento e da trainee Joana Fazano, prestaram orientação técnica para 9 (nove) comunidades quilombolas e 1 (uma) aldeia indígena, sendo elas: Quilombo Capoeira, Quilombo Centro do Antero, Quilombo São Cristóvão e Povo Indígena Gamela, no município de Viana; Quilombo Jacarei dos Pretos e Quilombo Maruim, em Icatu; Quilombo Marcelino e Quilombo Santa Cruz, em Barreirinhas; Quilombo São Miguel, no município de Rosário e Quilombo Estiva dos Mafras, município de Mirinzal.

Dos 8 projetos aprovados no Maranhão, metade deles foram diretamente orientados pela Seir e beneficiarão a comunidade Estiva dos Mafras (em Mirinzal) e os Quilombos Centro do Antero e
São Cristóvão e o Povo Indígena Gamela (em Viana), que receberão recursos entre R$ 5 mil e R$ 25 mil, para o desenvolvimento das ações previstas.

As entidades aprovadas no edital do Fundo Casa socioambiental no Maranhão são:
Articulação de Mulheres Indígenas do Maranhão – AMIMA;
Associação dos Agricultores Familiares e Extrativistas de Moradores de Estiva dos Mafras;
Associação dos Moradores do Centro de Antero do Santeiro;
Associação Quilombola São Benedito dos Produtores Rurais de Oiteiro dos Nogueiras;
Centro de Atividades Rosa Branca;
Conselho de Lideranças do Povo Indígena Akroá Gamella;
Grupo de Mulheres Extrativistas Babaçu é Vida;
União Beneficente Negra Rural Quilombola dos Moradores de São Cristóvão.

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

New title

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.
Links Úteis
Localização

localização

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.