06/09 15:56

Centro de Iniciação ao Trabalho celebra 2 anos com programação especial

O Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), localizado na Praça Negro Cosme, na Liberdade, celebrou dois anos de criação nesta segunda-feira (06).

Para comemorar a data, uma série de atividades foram realizadas como uma edição especial do Feirão do Trabalhador Edição Quilombo Urbano Liberdade, que proporcionou serviços à comunidade, como cadastro para vagas de emprego, emissão gratuita de RG e CPF, além de serviços em parceria com o Detran e Jucema.

As atividades, que ainda contaram com apresentações do Tambor de Crioula da Floresta e da Fé em Deus, foram prestigiadas pelo Vice-Governador Carlos Brandão; Secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, e Secretário do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves.

“Hoje nós estamos comemorando dois anos do CIT, que é um centro de capacitação instalado no bairro da Liberdade. Ou seja, é o governo vindo até o bairro para capacitar as pessoas para que elas tenham oportunidades na vida. É acesso ao trabalho, dignidade e cidadania”, destacou Carlos Brandão, que na ocasião foi presenteado com um artesanato confeccionado pela comunidade e entregou carta de recomendação para o trabalho a 21 jovens da região.

Implantado pelo Governo do Maranhão, em uma gestão conjunta das Secretarias de Igualdade Racial (Seir) e do Trabalho e Economia Solidária (Setres), o CIT em dois anos de atividade, tem um saldo social positivo para comemorar: mais de 3 mil pessoas já foram beneficiadas com os serviços sociais prestados pelo centro.

Entre as atividades que foram ofertados ao longo destes dois anos, destacam-se: informática básica, estamparia, corte e costura, turismo e hospitalidade, recepcionista, vendas e atendimento, auxiliar administrativo, arte e reciclagem, design de moda afro, bordado, confecção de personagens da cultura popular, artesanato com papelão, pintura, customização de camisetas, cursos na área de beleza (salão) e cursos pré-vestibular.

 “A comunidade do território quilombola da Liberdade, com mais de 100 anos de resistência, tem no CIT uma âncora para a iniciação ao trabalho, para fortalecer os seus laços culturais, para fortalecer a sua história de ancestralidade vinda da África. Completar dois anos desse equipamento público é de grande festa, porque a partir daqui nós temos o diagnóstico desses dois anos de trabalho e será aproveitado para que se possa implementar novas políticas públicas”, destacou durante a sua fala, o Secretário Gerson Pinheiro. 

As comemorações de aniversário do CIT, integram a programação do Governo do Maranhão em comemoração aos 409 anos de São Luis.

Contatos

contatos

Atendimento Geral

Telefone: (98) 99129 1761

secigualdaderacial.ma@gmail.com

Assessoria de Comunicação

(João Paulo)

(98) 98569-3384

ascom.seir.ma@gmail.com

Links Úteis
Localização

localização

CONVENTO DAS MERCÊS

R. da Palma, 502 – Desterro, São Luís – MA, 65010-620

Horários de funcionamento:

Protocolo: 09h às 12h.

Atendimento ao público: 13h às 18h.