Caravana Quilombola atende comunidades de São Mateus

Caravana Quilombola preta diversos serviços de saúde aos quilombolas

Nesta semana, de segunda a quinta-feira, o Governo do Estado realiza, no município de São Mateus, mais uma edição da Caravana Maranhão Quilombola e leva serviços de saúde e outras políticas públicas para os quilombos da cidade, atendendo também as comunidades tradicionais do entorno.

A Caravana tem a coordenação da Secretaria de Estado da Igualdade Racial e acontece no âmbito do Programa Maranhão Quilombola, com ações articuladas entre as secretarias de estado da Saúde, Desenvolvimento Social, Agricultura Familiar e Trabalho e economia solidária, em parceria com a Prefeitura de São Mateus.

A ação inicia nesta segunda-feira, 11, com o Seminário intersetorial de política públicas para povos e comunidades tradicionais, onde os técnicos da Seir, Ses, Sedes e Setres apresentam às lideranças comunitárias e aos gestores públicos do município as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para a população negra e quilombola do Maranhão.

Dentre as ações a serem apresentadas destacam-se o combate ao racismo, à intolerância religiosa e aos crimes agrários através da Delegacia especializada na Capital, a criação e implementação da política de saúde integral da população negra e a política de inclusão produtiva com a criação de um selo de certificação dos produtos agrícolas e não-agrícolas produzidos em quilombos.

Em palestras com mulheres são apresentadas polícias públicas como o combate à violência doméstica.

Da terça até quinta-feira acontecem os atendimentos de saúde, assistência social, oficinas e palestras educativas nas comunidades de Queimadas, Alto Grande e Vila Nova, com os profissionais e servidores da prefeitura prestando serviços aos quilombolas.

Sebastião Lima dos Santos, conhecido como Siba é morador da comunidade Queimadas e relata a expectativa para com a Caravana Quilombola. “Estamos todos muito ansiosos para receber pela primeira vez a Caravana Quilombola em nossas comunidades. O carro de som passou avisando e estamos cheios de esperança com os atendimentos pertinho de casa”.

Serão oferecidas consultas clínicas, exames, testes rápidos e imunização, atualização de dados do CAD Único, emissão de carteira de idoso, cadastro da tarifa social de energia elétrica, palestras sobre combate à violência contra a mulher, prevenção de ISTs/Aids e oficinas de aproveitamento de alimentos, economia solidária, fortalecimento doa identidade étnica e políticas de agricultura familiar.

New title