11/11 15:36

Caravana Quilombola atende comunidades de São Mateus

Caravana Quilombola preta diversos serviços de saúde aos quilombolas

Nesta semana, de segunda a quinta-feira, o Governo do Estado realiza, no município de São Mateus, mais uma edição da Caravana Maranhão Quilombola e leva serviços de saúde e outras políticas públicas para os quilombos da cidade, atendendo também as comunidades tradicionais do entorno.

A Caravana tem a coordenação da Secretaria de Estado da Igualdade Racial e acontece no âmbito do Programa Maranhão Quilombola, com ações articuladas entre as secretarias de estado da Saúde, Desenvolvimento Social, Agricultura Familiar e Trabalho e economia solidária, em parceria com a Prefeitura de São Mateus.

A ação inicia nesta segunda-feira, 11, com o Seminário intersetorial de política públicas para povos e comunidades tradicionais, onde os técnicos da Seir, Ses, Sedes e Setres apresentam às lideranças comunitárias e aos gestores públicos do município as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para a população negra e quilombola do Maranhão.

Dentre as ações a serem apresentadas destacam-se o combate ao racismo, à intolerância religiosa e aos crimes agrários através da Delegacia especializada na Capital, a criação e implementação da política de saúde integral da população negra e a política de inclusão produtiva com a criação de um selo de certificação dos produtos agrícolas e não-agrícolas produzidos em quilombos.

Em palestras com mulheres são apresentadas polícias públicas como o combate à violência doméstica.

Da terça até quinta-feira acontecem os atendimentos de saúde, assistência social, oficinas e palestras educativas nas comunidades de Queimadas, Alto Grande e Vila Nova, com os profissionais e servidores da prefeitura prestando serviços aos quilombolas.

Sebastião Lima dos Santos, conhecido como Siba é morador da comunidade Queimadas e relata a expectativa para com a Caravana Quilombola. “Estamos todos muito ansiosos para receber pela primeira vez a Caravana Quilombola em nossas comunidades. O carro de som passou avisando e estamos cheios de esperança com os atendimentos pertinho de casa”.

Serão oferecidas consultas clínicas, exames, testes rápidos e imunização, atualização de dados do CAD Único, emissão de carteira de idoso, cadastro da tarifa social de energia elétrica, palestras sobre combate à violência contra a mulher, prevenção de ISTs/Aids e oficinas de aproveitamento de alimentos, economia solidária, fortalecimento doa identidade étnica e políticas de agricultura familiar.

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

New title

  • Youtube

Map

Click to open larger map

Powered by Google Maps Widget
Links Úteis
Localização

localização

Secretaria de Estado da Igualdade Racial

Click to open larger map

Rua Djalma Dutra, 121, Centro - São Luis - MA