15/08 20:33

Cadastro Ambiental Rural beneficia 130 famílias quilombolas de Vargem Grande

Seu Joaquim recebeu o CAR do quilombo Rampa

Nesta sexta-feira (14), o Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma) entregou recibo coletivo do Cadastro Ambiental Rural (CAR) beneficiando comunidades quilombolas de Vargem Grande. Com esta ação, 130 famílias de quatro povoados foram beneficiadas.

A entrega foi realizada na comunidade quilombola de Rampa, e contou com a presença de representantes das comunidades Pequi da Rampa, Caetano da Rampa e São Joaquim.

O secretário da Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça, destacou que a cobertura do CAR em áreas quilombolas é uma prioridade do Governo. “Essa ação nestes municípios representa um avanço significativo, em que estamos fortalecendo, resgatando e valorizando a luta destas comunidades. O Governo Flávio Dino prioriza o CAR nestas comunidades que tanto precisam, pois com esse documento em mãos, terão como agregar outras políticas, como crédito rural e assistência técnica”, afirmou Mendonça.

Seu Francisco de Assis, líder da comunidade Rampa, contou que o CAR é uma conquista. “É um momento de muita satisfação estar recebendo o CAR, um documento que comprova a área da Agricultura Familiar. Agradecemos ao Governo do Estado por entregar esse documento tão importante para a nossa comunidade,” afirmou Francisco.

CAR

CAR

A entrega do CAR contou com a presença do secretário da SAF, Júlio César Mendonça; o prefeito Carlinhos Barros; secretária Adjunta da SAF, Luciene Dias Figueiredo; superintendente Suziane Machado; o gestor da Agerp de Itapecuru Mirim, Jerônimo Mendes, e representantes das Comunidades.

O CAR é o registro do domicílio rural, garantindo acesso do agricultor e agricultora familiar às políticas públicas, assim como o crédito. No Maranhão, o programa é executado pela SAF, com o apoio dos Escritórios Regionais da Agerp.

Desde dezembro de 2019, o Governo do Estado deu início ao CAR em todo o estado, por meio do projeto Mais Sustentabilidade no Campo, e conta com investimentos de R$ 41 milhões do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apoiado pelo Fundo Amazônia.

Serão realizados 182.500 cadastros, nos 217 municípios, para agricultores familiares individuais e territórios coletivos como os povos tradicionais: quilombolas, quebradeiras de coco, extrativistas, pescadores e assentamentos estaduais.

Contatos

contatos

Telefone:

(98) 2108-9124 e 2108-9139

E-mail:

secigualdaderacial.ma@gmail.com

New title

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.
Links Úteis
Localização

localização

Open Maps Widget for Google Maps settings to configure the Google Maps API key. The map can't work without it. This is a Google's rule that all sites must follow.